I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.

EDITORIAL

Desde1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é referência na política e uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.

BRASIL

Agora que é até possível ‘impedimento’ da presidnete Dilma (PT), como o hoje senador (PTB) Collor sofreu quando era presidente em 1992; …

… por causa das delações premiadas de quem participou nos roubos à Petrobras, vale lembrar que na esteira da renúncia de Jânio (1961) …

TEVE

… o vice Jango tava em visita à China. Tanto militares como grupos de congressistas não queriam a posse de um ‘comuna’, uma vez

que o mundo …

UM

… vivia uma guerra fria entre o capitalismo e o socialismo-comunismo. A saída foi a aprovação pela Câmara Federal da emenda constitucional nº 4, …

SISTEMA

… que acabou por instituir o Parlamentarismo, no qual o Poder Executivo passou a ser exercido por um Primeiro Ministro, que se tornou …

DE

… o Chefe do Governo, enquanto o presidente passou a ser Chefe de Estado. O sistema parlamentarista no Brasil durou 17 meses, acabando …

PARLAMENTARISMO

… por conta do resultado de um plebiscito realizado em 6 de janeiro de 1963. A consulta popular apurou quase 9,5 milhões de votos em favor …

NOS

… do Presidencialismo, contra quase 2,1 milhões de votos em favor do Parlamentarismo. Jango assumiu os plenos poderes de Presidente …

ANOS

… da República em 23 de janeiro de 1963. O ex-ministro (Justiça) de Getúlio – Tancredo Neves – foi o 1º a ser Primeiro Ministro de Jango, que voltou …

1960

… a presidir até 31 de março de 1964 (golpe militar). Em tempo: no Parlamentarismo, crises como o escândalo na Petrobras já teria mudado o governo.

EDITOR

O jornalista e colunista político Cesar Neto está dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas Políticos de São Paulo.

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com