I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal “O Dia”.

EDITORIAL

Esta coluna ‘nasceu’ com a visão de ser referência na política. Sua missão se constrói em continuar sendo uma via de liberdade possível entre comunicações, sociedade e instituições.

CESARIANAS

Segundo o cronista e historiador grego Plutarco, Cesar (imperador romano) amava a traição, mas odiava os traidores. Os ‘imperadores’ da política brasileira pensam diferentemente.

PERGUNTAS

Partidos vão escalar vereadores (antes do carnaval) pra compor comissões na Câmara paulistana ? E o PTB, vai ou não definir se Adilson Amadeu (no rodízio) será líder da bancada ?

CURSINHO

Inaugurada a Escola do Parlamento (Câmara paulistana), um velho político sugere que o secretário executivo Pedro Silveira inclua um cursinho sobre o que é e como se faz Política.

‘REFORMA’

Deputados federais e senadores que são ou donos ou sócios majoritários nos seus partidos políticos, já trabalham por uma ‘reforma’ política que solidifique ainda mais o ‘status’ …   

POLÍTICA

… atual: executivas nacionais mandam tudo, podendo intervir e destituir os diretórios estaduais. Os estaduais podem fazer igual nos diretórios municipais e estes fazer nos zonais.

‘IGUAIS’

Cientistas políticos que enxergam igualdades entre tucanos e petistas agora têm motivo pra reforçar a tese: é que o ex-Presidente Lula passa a ser tão conferencista quanto FHC.

HISTÓRIAS

Desde que voltaram as eleições diretas pra prefeitura de São Paulo, em 1985, seus prefeitos jamais conseguiram concretizar seus planos. Jânio Quadros (PTB) morreu no início …

DA

… dos anos 1990. Luíza Erundina (então no PT), 1ª mulher a ser eleita pro cargo, nunca mais se elegeu. Até hoje deputada federal (PSB). Paulo Maluf (hoje PP) nunca mais se …

POLÍTICA

… elegeu nem prefeito, nem governador SP. Celto Pitta (PPB hoje PP) morreu em 2009. Marta ‘Suplicy’ (PT) não foi reeleita em 2004, nem eleita em 2008. José Serra (PSDB), … 

PAULISTANA

… que diferentemente dos demais não completou o mandato, elegeu-se governador SP em 2006, mas foi derrotado pela 2ª vez (1ª em 2002) à Presidência da República em 2010. 

EDITOR

O jornalista Cesar Neto assina esta coluna desde 1993. Presidiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. É secretário geral na Associação dos Cronistas Políticos de São Paulo.

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com