I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.

EDITORIAL

Publicada desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é referência na política. A missão é ser uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.

UM

Quem promulgou a Constituição brasileira que completa amanhã 25 anos foi o deputado federal (pelo PMDB SP) – falecido em 1992 – Ulysses Guimarães …

QUARTO

… Com mais de 100 dispositivos ainda sem regulamentação, tem sido emendada de acordo com os interesses dos detentores do poder de lá até hoje, coisa …

DE

… que não combina com Estado Democrático de Direito. Políticos daquela época, inclusive no PMDB, devem ter ‘esquecido’ as coisas que Ulysses disse …

SÉCULO

… Vamos lembrá-los: “não nos desmoralizamos capitulando ante pressões aliciadoras e comprometedoras”; “traidores da Constituição são traidores da Pátria”; …

DA

… “tem substância popular e cristã o título de Constituição Cidadã”; “a Federação é a governabilidade e a governabilidade da Nação passa pela governabilidade …

 

CONSTITUIÇÃO

… dos Estados e Municípios”; “promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia. Temos ódio e nojo à ditadura”. “não roubar e não deixar …

DA

… roubar e por na cadeia quem roube”. “não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira e desbravadora. Será luz, ainda que lamparina na noite dos …

REPÚBLICA

… desgraçados”. “sou caçador de nuvens, tive mais do que pedi, cheguei mais longe do que mereço” (foi fragorosamente derrotado na eleição presidencial …

DO

… de 1989). “que este plenário não abrigue outra Assembleia Nacional Constituinte”. “a nação quer mudar, a nação deve mudar, a nação vai mudar. A Constituição …

BRASIL

… pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança”. Em tempo: estavam lá os então deputados Michel Temer (PMDB) e Lula (PT).

EDITOR

O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. É dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas Políticos (SP).

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com