M Í D I A S

.

Desde 1993 o jornalista Cesar Neto assina esta coluna (diária) de política. Na imprensa: jornal “O DIA” (3º mais antigo diário impresso em São Paulo – SP). Desde 1996 via Internet, o site www.cesarneto.com foi um dos pioneiros no Brasil. Desde 2018 no Twitter @cesarnetoreal 

C Â M A R A  ( S P )

Nem todo suplente dos 16 vereadores candidatos tá empenhado de alma e espírito nas campanhas pelas eleições deles, pra assumirem as cadeiras no dia 1º fevereiro 2019 (Senado e Câmara Federal) e 15 março 2019 (Assembleia de São Paulo). Pelo menos 6 têm chances.

P R E F E I T U R A  ( S P ) 

Despedaçando corações femininos, o solteiro mais disputado da política de São Paulo tá escolhendo qual será sua nova foto nas redes sociais. Repaginado, por ter voltado de viagem sem a barba tão em alta entre a galera mais jovem, Bruno agora tá ainda mais #CovasSendoCovas

A S S E M B L E I A  ( S P )

Deputados que não são candidatos à reeleição: Abelardo Camarinha (PSB), Zico Prado (PT), Roberto Tripoli (PV), Andre Soares (DEM), Salim Curiati (PP), Celino Cardoso (PSDB), Marcos Martins (PT), Pedro Tobias (PSDB), Vitor Sapienza (PPS) e Welson Gasparini (PSDB).

G O V E R N O  ( S P ) 

Marinho, candidato do ex-Presidente Lula (PT) condenado e preso, tá preocupado em não permitir que as bancadas de deputados na Assembleia (SP), Câmara Federal e Senado diminuam ainda mais em função do partido ‘partido’. Precisa chegar perto de 10% dos votos válidos.

C O N G R E S S O

Cresce a expectativa do aumento da bancada de deputados federais e senadores eleitos por igrejas (cristãs protestantes). Além dos consagrados Marco Feliciano (PODEMOS – SP) e Gilberto Nascimento (PSC), podem pintar novas lideranças entre os 70 deputados por São Paulo.

P R E S I D Ê N C I A

Amanhã é 7 setembro 2018. Segundo nossas histórias dia da nossa independência (1822) em relação à Portugal. Segundo as histórias portuguesas, uma traição do filho Pedro em relação ao reino de João, seu pai. Pra histórias geopolíticas e econômicas, nem uma coisa nem outra.

J U S T I Ç A S

Marcos Monteiro, tesoureiro em 2014 ao governo (SP) do hoje candidato Presidencial Alckmin, vai ao Ministério Púbico e à Justiça tentar provar que não rolou nenhum por fora em 2014. Haddad (PR) fará o mesmo sobre denúncias da sua campanha em 2012 pra prefeito paulistano.

P A R T I D O S

Algumas características destas eleições 2018 começam a ser percebidas por estudiosos e profissionais da propaganda eleitoral, além de alguns candidatos – como por exemplo o comunicador e campeão de votos Russomanno (PRB): que o tempo (rádio e principalmente tv) ainda …

P O L Í T I C O S

… definir as eleições, apesar de um crescimento de campanhas via redes sociais que vem crescendo por todo o Brasil. Acontece que pra quem tem histórias consolidadas, o uso (agora subindo muito no Twitter) das plataformas existentes pode consolidar a vida política real …

B R A S I L E I R O S

… (orgânica) dos candidatos, em especial dos que estão em campanha por reeleições. Em tempo: pros profissionais das estatísticas nas pesquisas de opinião praticamente nenhum parâmetro dos números que rolaram nas eleições 2014 tem como ‘comer a fatia do bolo’ da tv.

E D I T O R

O jornalista Cesar Neto foi se tornando referência na Imprensa brasileira, pela sobrevivência (há 25 anos) desta coluna (diária) de política. Recebeu a “Medalha Anchieta” (Câmara Municipal de São Paulo) e o “Colar de Honra ao Mérito” (Assembleia de São Paulo). Email cesar.neto@mais.com