I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal “O Dia”.

EDITORIAL

A coluna do jornalista Cesar Neto tem como visão se referência na política. Sua missão é continuar sendo uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.

NO

De novo os ministros tiraram do Congresso a competência de legislar, desta vez sobre direitos de casais homossexuais (inclusive a adoção), bem diferentemente de países como a Espanha …

SUPREMO

… e Portugal. Nosso leitor, desde o TJ-SP, Lewandowyski rendeu-se ao ‘direito de fato’: “A Constituição prevê união estável só entre homem e mulher, mas já há uma nova espécie de familia”.

NO

Nosso mais novo leitor (via ‘clipping’ da Câmara Federal), o assumido homossexual e agora deputado Jean Wyllys (1º mandato pelo PSOL – RJ) comemora e pensa se tornar um dos ícones … 

CONGRESSO

… na batalha pela aprovação de projeto de lei que torna crime discriminar lésbicas, ‘gays’, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. “Não sou só ‘ex-Big Brother’ da Globo. Sou gente”.  

NOS

Foi visível o aumento dos LGBTTT e simpatizantes, durante a eleição pro diretório paulista do PSDB, que homologou presidente o deputado Pedro Tobias (candidato do governador Alckmin) … 

PARTIDOS

… Não será diferente nos demais partidos. Vai crescer muito o número de candidatos assumidos pra eleição municipal 2012. Na Câmara paulistana e na Assembleia paulista ainda são minoria.  

ENTRE

Pra nosso antigo leitor, o jurista Ives Gandra: “o Poder Judiciário segue fazendo política e legislando no lugar dos parlamentares congressistas, sendo que os ministros não foram eleitos pelo …

JURISTAS

… voto, mas tiveram indicação política pros 11 cargos. E se a Constituição conforma um regime de nítida separação entre os Poderes, sigo perguntando se o Supremo pode legislar positivamente ?

ENTRE

Entre deputados e senadores, eleitos por igrejas de fundamentação cristã e entre o alto clero católico e as lideranças evangélicas existe uma certa convergência pra combater os avanços …  

CRISTÃOS

… políticos pós-legalização e os direitos da união estável pra homoafetivos. Terão quorum pra derrotar os projetos de lei pra criminalizar a discriminação (inclusive a bíblica) e legalizar o casamento ?

EDITOR

O jornalista Cesar Neto assina esta coluna desde 1993. Presidiu o Comitê de Imprensa na prefeitura de São Paulo. Está secretário-geral na Associação dos Cronistas Políticos (SP). 

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com