I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal “O Dia”.

EDITORIAL 

Esta coluna ‘nasceu’ com a visão de ser referência na política. Sua missão se constrói em continuar sendo uma via de liberdade possível entre comunicações, sociedade e instituições.

MATÉRIA

Jornalista Flávio Portela bem que tentou, mas o texto da sua matéria – Mamãe eu Quero Mamar – publicada na edição 2207 da revista Veja (inspirada na notícia do prefeito …

SUPERFICIAL

… paulistano Gilberto Kassab estar saindo do Democratas e fundando um novo partido) peca pelo fato da história partidária brasileira não ter começado com o fim dos partidos …

DA

… (decretado pelo governo militar em 1965) e a criação da Aliança Renovadora Nacional (reunindo políticos do que eram as direitas) e o Movimento Democrático Brasileiro …

REVISTA

… (reunindo políticos do que eram as esquerdas). Citar o Partido Social Democrático e a União Democrática Nacional sem dar ao leitor uma olhada nas suas histórias, …

“VEJA”

… foi que tentar dissociar Dilma de Lula (PT). No caso do PTB, de Getúlio Vargas, perdoa-se pelo fato do partido ter formado bloco com o PSD, desde a década dos 1940 …

SOBRE

… Quanto a UDN, também fundada na década dos 1940, é impensável na medida que foi um partido conservador, com participação militar e fundado pra combater …

OS

… as políticas do getulismo. Outro equívoco foi a citação do pensamento do filósofo Edmund Burke, linkando como princípio não respeitado pelos dirigentes dos 27 …

PARTIDOS

… partidos hoje existentes no Brasil. Pensar que “um partido é um grupo de pessoas que se unem pra promover o interesse nacional, mediante emprego de processo …

POLÍTICOS

… específico, com o qual todos os seus membros se acham de acordo” é no mínimo não levar em consideração que a economia global arrebentou com tais conceitos …

BRASILEIROS

… nas décadas de 1980/90 do Século 20, pondo fim a aplicabilidade das ideologias que levaram o mundo a se dividir em capitalismo e socialismo / ‘comunismo’. Hoje, tudo é mercado.

EDITOR

O jornalista Cesar Neto assina esta coluna desde 1993. Presidiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. É secretário geral na Associação dos Cronistas Políticos de São Paulo. 

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com