MÍDIAS

Desde 1993, o jornalista Cesar Neto assina esta coluna (diária) de política. Na imprensa, jornal “O DIA” (3º mais antigo diário em São Paulo – SP). Desde 1996 na Internet, o site cesarneto.com foi um dos pioneiro no Brasil. No Twitter, @cesarnetoreal 

C Â M A R A  ( S P )

A Guarda Civil Metropolitana, criada por decreto do ex-Presidente e então prefeito (1986) Jânio Quadros completa 32 anos amanhã. Em tempo: Amauri Silva, 1º GCM a estar no mandato de vereador (PSC) incorpora hoje o espírito de servir desta valorosa corporação.

P R E F E I T U R A  ( S P )

Ainda sobre datas especiais: o Tribunal de Contas do Município de São Paulo completará 50 anos (prefeito Faria Lima em 1968). O decano é o ex-vereador, historiador, geógrafo, pesquisador e autor literário Edson Simões. O novel é o ex-vereador Domingos Dissei.

A S S E M B L E I A  ( S P )

O sempre advogado, deputado e ex-presidente (por 4 anos – 2 no final de um mandato e 2 no início do outro) Barros Munhoz (ex-PSDB no PSB) já é ‘o cara’ pra voltar a presidir o Parlamento paulista em 2019, caso França (dono paulista do PSB) for reeleito ao ‘Bandeirantes’.

G O V E R N O  ( S P )

Em seu discurso de posse (2011), após 2 derrotas (2006 à Presidência e 2008 à prefeitura paulistana), Alckmin (PSDB) já mirava a Presidência antes mesmo da reeleição (2014). Falou sobre sonhos e realizações, pelo Estado e pelo Brasil. Agora é – de novo – com as urnas.

C O N G R E S S O

Deputados federais Russomanno (PRB), ‘Tiririca’ (PR) e Feliciano (PODEMOS) apostam que podem ser de novo os mais votados (reeleição pelo Estado de São Paulo). Em 2018, quem pode e deve se juntar a eles é Eduardo (filho do Presidenciável Bolsonaro – PSL).

J U S T I Ç A S

No Supremo desde 2009, após ter trabalhado como advogado do PT e com Dirceu na Casa Civil de Lula, o novo presidente Toffoli, com 50 de idade, tem a possibilidade de permanecer mais 25 anos no ‘Monte Olimpo’ da Justiça brasileira. É tempão pra reescrever histórias.

P A R T I D O S

Campanha pela Presidência: enquanto Palloci (foi PT de Lula) não dá a ‘facada final’ no condenado e preso Lula, o ‘ungido’ Haddad começa a ser comparado à cassada Dilma (parte 2) por Ciro (PDT que foi de Brizola), Alckmin (PSDB) e Marina (ex-PT de Lula e dona do REDE), …

P O L Í T I C O S

… Quanto a Meirelles, não fosse candidato pelo MDB de Temer talvez estivesse ‘bonito na foto’ por ter a melhor das mensagens (marketing). E a nova cirurgia em Bolsonaro (PSL), agora de volta ao seu ‘comitê’ de campanha (UTI de um hospital em São Paulo) pode render …

B R A S I L E I R O S

… vantagens até final do 1º turno. Vítima de facada, em Minas, ganhou tempo na propaganda (rádio e tv) da Justiça eleitoral pra demonstrar que a ‘edição’ do que votou (empregadas domésticas) foi retirada do contexto real, pra prejudicá-lo com elas e as pobrezas.

H I S T Ó R I A S

Direto do Canadá, Francisco de Toledo comenta que eleição é guerra e que o marketing eleitoral não teria como ser diferente. Referencial brasileiro em pesquisas (mercado e opinião pública), lembra que alguns ‘levantamentos’ seguem não tendo ‘voz’ e muito menos ‘povo’.

EDITOR

O jornalista Cesar Neto virou referência na imprensa, pela sobrevivência (25 anos de publicação) desta coluna (diária) de política. Recebeu a “Medalha Anchieta” (Câmara paulistana) e o “Colar de Honra ao Mérito” (Assembleia paulista). Email cesar.neto@mais.com