I M P R E N S A 
.
Em São Paulo: jornal “O DIA”
.
A G O R A 
.
Uma das missões desta coluna que você me dá a honra de ler é quebrar a superfície do cotidiano e fazer releituras das histórias do Brasil …

.

S Ã O

… O essencial numa República não é quantos são os beneficiados, mas sim os tipos de bens que se procuram. Podemos e devemos nos lembrar …

1 2 8

… que um bem comum é um bem público, conceito que não pode nem deve ser confundido com bem privado, embora o direito republicanizado …

A N O S

…  dê garantias constitucionais aos detentores de bens privados. Um exemplo – agora mais consolidado que nunca – os candidatos a qualquer …

D E

… cargo público, que prometem vantagens a todos – sempre às custas dos cofres públicos – seriam contra os os princípios republicanos, enquanto …

‘R E P Ú B L I C A S’

… outros que lutam pra não permitir acesso ilimitado aos mesmos cofres públicos seriam os verdadeiros defensores da essência da filosofia republicana …

N A S

… Também por conta disso é que evoluiu a ideia de pátria e que – portanto – não existiria república sem pátria. A pátria, em suma, seria o espaço comum …

‘P Á T R I A S’

… coletivo e público, portanto bem diferente do que é privado e particular. Por isso, as pátrias envolveriam afetividade, amor, identidade e a noção …

B R A S I L E I R A S 

… de que ‘pertencemos’ a um grupo (em desconstrução via globalização total), remetendo ao pai, progenitor do sexo masculino (também em plena desconstrução).

E D I T O R 

O jornalista Cesar Neto assina esta coluna [diária] de política desde 1992. Ela tornou-se eferência na imprensa e uma via das liberdades possíveis. Na Internet é uma das pioneiras [desde 1996]. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo [Brasil].

.

cesar.neto@mais.com