IMPRENSA
Em São Paulo: jornal “O DIA”
C Â M A R A ( S P )
Por incrível que pareça, nem todos os suplentes imediatos dos vereadores candidatos ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembleia paulista trabalham efetivamente em suas campanhas. Em tempo: quem não se eleger não cederá a cadeira pra eles.
P R E F E I T U R A ( S P )
Uma coisa é Bruno [sendo Covas] – PSDB – começar a imprimir suas marcas no mandato que levará até dezembro de 2020. Outra coisa é imediatamente reinventar as heranças deixadas pelo agora candidato ao governo paulista – João Doria (PSDB). Sacaram ?
A S S E M B L E I A ( S P )
Segue paralisado o importante Parlamento estadual do Brasil, inclusive a Lei de Diretrizes Orçamentárias que na prática passa a ser um roteiro de como será o Orçamento 2019 [de França – PSB – pra ele mesmo caso reeleito ou pra quem for eleito governador].
G O V E R N O ( S P )
Candidato pela 3ª vez [1ª via PSB 2010; 2ª via PMDB 2014] ao cargo de governador paulista, Skaf (MDB) vai mesmo de chapa ‘puro sangue’, almejando que possa ser u’a mulher sua vice. A senadora Marta, que até poderia ser sua vice, vai tentar a reeleição.
C O N G R E S S O
As assessorias dos deputados federais Russomanno (PRB), ‘Tiririca’ (PR) fazem as contas e chegam à estas conclusões: na pior das hipóteses Russomanno cairá dos 1,5 milhões de votos pra cerca de 1 milhão e ‘Tiririca’ dos 1 milhão pra cerca de 750 mil.
P R E S I D Ê N C I A
Pesquisa da Paraná [no Estado de São Paulo] pra Presidente deu Bolsonaro (PSL) ainda em 1º, Alckmin (PSDB) encostando, Marina [fundadora e dona do REDE] e o ‘neobrizolista’ Ciro (PDT) empatados em 3º e 4º lugar. Dias [PODEMOS] cai e Haddad (PT) sobe.
P A R T I D O S
Não deu outra: o PTB do ainda poderoso e dono Jefferson trouxe mesmo o partido pros braços do Presidenciável [2ª vez] ex-governador Alckmin, agregando ainda mais tempo ao PSDB que terá agregado os tempos dos demais partidos que virão …
P O L Í T I C O S
… Entre os pequenos partidos, tirando o PODEMOS (ex-PTN) que a deputada federal (SP) Renata Abreu alçou a uma legenda de porte médio, a sensação é de que já em 2019 muitos estarão na condição de ‘extintos’ em via de fusões e incorporações.
H I S T Ó R I A S
O Republicano Trump pode perder o maior dos patrimônios numa democracia: a confiança dos seus colegas de partido, em função de dizer e desdizer coisas, como por exemplo o que rolou em relação a Putin [Russia] nas eleições 2016 nos EUA.
E D I T O R
O jornalista Cesar Neto assina esta coluna [diária] de política desde 1993. Ela tornou-se referência na imprensa e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo. Na Internet desde 1996, www.cesarneto.com foi um dos pioneiros no Brasil.
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto@mais.com