I M P R E N S A

Em São Paulo: jornal “O Dia”

CÂMARA (SP)

Bancada do PSB, liderada pelo também presidente paulistano, vereador Eliseu, fechou questão no apoio ao candidato tucano à prefeitura paulistana, o empresário João Dória. Terá a vice, pro ter o maior tempo dos apoiadores na tv ?

PREFEITURA (SP)

Jornalista, professor (Comunicação), ex-secretário da prefeita (PT) Marta, ex-vereador-presidente na Câmara paulistana e deputado (licenciado na ALESP), o Secretário de Haddad Zé Américo será fundamental na refundação do PT.

ASSEMBLEIA (SP)

Secretário nacional do PTB do ex-detento (‘mensalão’) Jefferson, dono paulista do partido e eterno líder na ALESP, o deputado Campos Machado joga com ‘ingredientes indigestos’ pra que a CPI ‘das merendas’ vá pro ‘frizer’ da história.

GOVERNO (SP)

‘Velho’ adjunto, Mágino Alves, ‘novo’ Secretário (Segurança) do governador Alckmin (PSDB), vai de “alma de delegado da Polícia Civil e de coronel da Polícia Militar”. Perguntinha: como o Ministério Público ‘reza’ em relação a estas ‘almas’ ?

CONGRESSO

Na Câmara Federal, o advogado Marcelo Nobre (filho do falecido deputado federal (MDB) e presidente do sindicato dos jornalistas/SP Freitas Nobre), segue apostando na absolvição do deputado Cunha (PMDB), afastado da presidência via Supremo …

NACIONAL

… Preposto de Cunha, o vice Maranhão (PP) ‘preside’ com ares de ébrio. No Senado, ‘bolsa’ de apostas pelo não ‘impedimento’ contabiliza 4 possíveis mudanças de votos de parlamentares. Dilma tem 22 votos. Precisa de 28 pra voltar à presidência.

PRESIDÊNCIA

Ao ‘escrachar’, com categoria, o ex-Kassabista e jovem ministro (Justiça) Moraes (ex-PFL/DEM, ex-PMDB no PSDB), Temer deu a senha – até pros olimpianos da Economia, de que nem ‘cabeças iluminadas’ falarão por ele sem suas ‘bençãos’.

PARTIDOS

Concebido pra ser linha auxiliar ‘evangélica’ do então governador (RJ) Garotinho, o PSC teve escalado André Moura (SE) como 1º líder do ‘governo’ Temer (PMDB). É uma das ‘digitais’ do ex-católico, dito evangélico e ‘afastado’ via Supremo Cunha (PMDB) …

POLÍTICOS

… “Um outro PT é possível” ? Esta é a pergunta que o partido ainda sob o domínio de Lula (sem a ex-PDT brizolista Dilma) precisa fazer pra sí mesmo, se quer sobreviver além de cada vez mais remota volta do ex-presidente via eleição de 2018.

JUSTIÇA

A pergunta da hora vai pros demais 10 ministros do Supremo: o qual o ‘veredito’ das varreduras em seus gabinetes ? Ou acreditam que as escutas queriam apenas saber o que pensa e fala o colega Barroso ? E quem ‘de dentro’ ajudou a ‘plantar’ ?

HISTÓRIAS

Quem tem muito a dizer pra Temer é o ex-presidente e ex-senador Sarney. De dirigente do PDS (ex-ARENA dos militares), foi pro PFL; depois PMDB. Presidiu de 1985 a 1990. Assumiu pela morte antes da posse do eleito (via Congresso) Tancredo (PMDB).

EDITOR

Desde 1992, a coluna do jornalista Cesar Neto foi se tornando referência na política e uma via de liberdade possível entre sociedade e instituições. Está dirigente na Associação dos Cronistas Políticos de São Paulo e na Associação Paulista de Imprensa.

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com