I M P R E N S A

Em São Paulo: jornal “O Dia”

CÂMARA (SP)

Promessa de que se Russomanno for rifado pelo Supremo o PRB arruma um vice pra Matarazzo (PSD de Kassab) disputar a prefeitura com mais chances pintou e caiu como ‘conversa pra boi dormir’.  

PREFEITURA (SP)

Ainda que fosse ‘autista’ político, o candidato à reeleição Haddad (PT) não detonaria seus patrimônios. A lógica dele é uma das do ‘marketing’ na política: mudança de verdade, só pra manter ‘status quo’.

GOVERNO (SP)

Candidato em campanha pra presidência (2018). Alckmin faz ‘escola’ de estilo: rosto de urso, sem expressões definidas, fala de monge quase franciscano e ingerência em quem será secretário via aliados.  

ASSEMBLEIA

Pelo menos 15 deputados devem ser candidatos pra prefeituras em suas regiões. Entre partidos que não terão candidaturas, o PMDB (ex-MDB), o PP (ex-Arena ex-PDS ex PPB) e o PR (ex-PL).  

CONGRESSO

Leituras da eleição do deputado Maia (DEM) pra presidência da Câmara Federal: numa só jogada, furou a ‘bola nas costas’ que o ex-presidente Cunha (PMDB) impunha ao ‘presidente’ Temer e ‘ganhou … 

NACIONAL

… a partida’ cujo  ‘campeonato’ teve o presidente Lula (PT) dizendo que “expulsaria o DEM do campo partidário” e derrotando o candidato de Kassab, que quase esvaziou o DEM pra refundar seu PSD.

 

PRESIDÊNCIA

Ao se tornar garoto-propaganda da Olimpíada do Rio, o ‘presidente’ Temer (PMDB) demonstra um lado quase invisível de ‘agente de turismo’. Se rolar terrorismo, como na França, dividirá a culpa com quem ?

JUSTIÇA

Prestes a deixar a presidência do Supremo, Lewandowiski pode até decidir pela aposentadoria, embora possa ir até os 75 de idade. Ellen Grace e Barbosão se aposentaram com pouco mais de 60 de idade.

PARTIDOS

A partir de hoje, até o dia 5 de agosto, os 35 partidos políticos realizarão suas convenções pra definir desde as candidaturas – ou não – pra prefeitura paulistana e chapas; sejam elas completas ou não …  

POLÍTICOS

… Além do PT do B da família Rodriguez e do PRP de Ovasco da ‘república’ de Rio Preto, o PTC de Collor e Ciro Moura é a 11ª legenda a se juntar à coligação pra prefeitura paulistana de Dória (PSDB).  

HISTÓRIAS

Jornalista Jorge Damião: “minha jornada de trabalho (tv Cultura) começa as 8h. Quando estive na Câmara de São Paulo, pra tratar da campanha do Dória com vereadores (PSDB), já passava das 17h”.  

EDITOR

O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária de política desde 1992. Ela tornou-se referência. Ele está dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas Políticos (São Paulo).

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com