I M P R E N S A

Em São Paulo: jornal “O DIA”

H I S T Ó R I A S 

No Brasil, o empresário e comunicador João Doria (PSDB) vai completar o 1º mês como prefeito da cidade de São Paulo, que neste 25 de janeiro completa 463 anos. Nos Estados Unidos, o empresário e comunicador Donald Trump (Republicano) vai completar a 1ª semana como Presidente. Assim como Doria, Trump nunca tinha sido candidato a nenhum cargo público. Diferentemente de Trump, Doria ganhou nas urnas (num 1º turno inédito), enquanto o norte-americano ganhou no colégio eleitoral dos Estados-chaves, mas foi derrotado nos votos totais das urnas. Aqui, Doria não só trata bem como pauta boa parte da imprensa e das mídias sociais. Lá, Trump humilha quem o tratou como piada. Em tempo: Doria diz que não disputará a reeleição em 2020, deixando caminho livre pro vice-prefeito, o jovem ex-deputado federal Bruno Covas (PSDB). E Trump ? Vai até 2020 ?     

P A U L I S T A N A S

No site (internet) familiamiltonleite.com, um pouco da história do vereador (DEM) que vai completar o 1º mês como presidente na Câmara Municipal de São Paulo. Trata-se de um empresário (construção civil) que muito antes do 1º mandato (ainda no PMDB), de 1997 a 2000, que era inconformado com a falta de prioridade dos prefeitos em relação às periferias da sua Zona Sul. De tanto participar em protestos e ações, Milton se transformou naturalmente numa liderança, fato que o levou a disputar uma cadeira no maior e mais importante parlamento municipal brasileiro. Em seu 6º mandato, Milton foi eleito até com os votos da bancada do PSDB, cujo colega Mário Covas reivindicava o cargo. Em família, Milton tem hoje Miltinho Leite (DEM) reeleito deputado na Assembleia (SP) e Alexandre, reeleito deputado federal na Câmara dos Deputados. O cara é do ramo !
.
P A U L I S T AS 
O advogado Laércio Benko, ex-vereador paulistano (PHS); presidente paulista do Partido
Humanista da Solidariedade; ex-vereador na Câmara paulistana e atual Secretário do Turismo (SP) no governo Geraldo Alckmin (PSDB) está pré-candidato à Câmara Federal, dobrando prioritariamente com a deputada (Assembleia de São Paulo) Clélia Gomes (PHS). Ele tem, literalmente, ‘viajado’ por todas as regiões do Estado, cumprindo a maior das suas missões: fazer da indústria do Turismo um fator de desenvolvimento econômico e social. Benko é uma daquelas personalidades que depois de adentrar em determinado segmento no qual nunca esteve antes, só se retira após deixar suas marcas de trabalho e de aumento na representatividade do PHS, partido que mais cresceu e elegeu nas eleições municipais brasileiras em 2016: 64% de aumento de vereadores eleitos nas Câmaras municipais e 125% de aumento de prefeitos eleitos nas prefeituras.
.
B R A S I L E I R A S  
Fala de Luís Inácio Lula da Silva, presidente de fato do PT, ainda quando tinha no currículo o substrato de perdedor nas eleições presidenciais de 1989, quando ganhou Collor de Mello (PRN – hoje senador pelo PTC); 1994 e 1998, quando ganhou e reelegeu-se Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Até 2002, quando finalmente Lula ganhou a 1ª eleição pra Presidência da República, reelegendo-se em 2006 (elegendo e reelegendo Dilma em 2010 e 2014); ela que foi ‘impedida’ pelo Senado em 2016. “Há uma coisa que tenho como sagrada na minha vida. É não perder o direito de olhar nos olhos dos meus companheiros e de dormir com a consciência tranquila de que é capaz de cumprir cada palavra que a gente assume”. Em fevereiro, o PT ainda de Lula completará 37 anos.
.
M U N D I A I S 
.
Pela 1ª vez na história da Organização das Nações Unidas (ONU), um português assume a Secretaria Geral da entidade, criada pra – pelo menos – minimizar conflitos étnicos, guerras civis e guerras convencionais entre seus países membros. Trata-se de António Manuel de Oliveira Guterres e sua história dá conta de que nasceu em Lisboa em em 30 de abril de 1949. Portanto, completará 68 anos de idade. Nono Secretário Geral da ONU, Guterres foi secretário geral do Partido Socialista português; 1º ministro de Portugal (1995 – 2002) e Alto Comissário da ONU pra Refugiados (2005 – 2015). Guterres assumiu dizendo:
“Façamos da Paz nossa prioridade. Seja através da solidariedade e da compaixão nas nossas vidas cotidianas, seja através do diálogo e do  respeito, independentemente das divergências políticas … seja por um cessar-fogo das batalhas via negociações políticas”.
.
E D I T O R
.
O jornalista Cesar Neto vem publicando esta coluna diária desde 1992. Ela foi se tornando referência na política. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política (São Paulo).
.
cesar.neto @ mais.com
.
2 5 º
.
A N O
.
D E 
.
P U B L I C A Ç Ã O
.
D A
.
C O L U N A 
.
D I Á R I A 
.
D E
.
P O L Í T I C A 
.
D O
.
J O R N A L I S T A 
.
C E S A R   N E T O
.
_________________________________