.
Dependendo do resultado da eleição ao governo (SP), o vereador Camilinho ou deixa o PSB, no qual só está por conta da amizade pessoal com o governador França, ou permanecerá e será o que quiser. Já o colega Holiday (DEM) quer disputar a presidência da Casa pra 2019.
A S S E M B L E I A ( S P )
No maior e mais importante Parlamento estadual do Brasil, até 15 março 2018 (posse dos reeleitos e eleitos deputados) são tantas as negociações que terão rolado, pela nova base de sustentação do novo Executivo. O PSL não tem garantida a presidência da Mesa pra 2019-20.
G O V E R N O ( S P )
Bombando mais que o ‘debate’ na Globo, o vídeo do vereador Camilinho (PSB) entrevista o ex-diretor do Núcleo de Crimes de Informática (Instituto de Criminalística – Polícia Civil SP) Onias Tavares de Aguiar. O caso é aquele em que Doria (PSDB) seria o personagem de uma orgia.
C O N G R E S S O
Conforme antecipamos, as ‘renovações’ já passam por exemplo pela volta do DEM (ex-PFL que é desmembramento da ARENA); PTB que esteve com PT do Lula até o ‘mensalão’; PR (ex-PL) que esteve com PT e fusão com PSL, tipo #SomosTodosBolsonaroDesdeSempre
P A R T I D O S
Façamos as contas da ‘renovação’ vendida como se fosse em torno de 50% dos parlamentos: pontos fora da curva (tipo Janaína – PSL – na Asseembleia paulista com mais de 2 milhões de votos, arrastando deputados que não teriam sido eleitos com próprios votos); o mesmo valendo …
P O L Í T I C O S
… pra Câmara Federal (tipo filho de Bolsonaro e Joyce – ambos PSL por São Paulo – somando quase 3 milhões de votos e também arrastando deputados que não seriam eleitos com próprios votos. Some a isto todos os deputados que não concorreram a nada; os que concorreram …
N O
… a outros cargos e a volta (Assembleia paulista e Câmara Federal) dos que estavam fora; mais os parentes que voltaram ou chegaram pela 1ª vez. A conta dá, no máximo, 40% (de 30 a 40% é média histórica). Em tempo: renovação 100% é quando um parlamentar concorre …
B R A S I L
… à reeleição, não tem os votos necessários pra mais um mandato e em seu lugar assume alguém que além de não ser parente dele ou de um colega também não reeleito, nunca antes esteve naquele Parlamento. É isso aí. Donos e sócios preferenciais dos partidos seguirão mandando.
EDITOR
O Jornalista Cesar Neto tornou-se referência na imprensa, através das liberdades possíveis – faz 25 anos – da coluna (diária) de política. Recebeu a Medalha Anchieta (Câmara de São Paulo) e o Colar de Honra ao Mérito (Assembleia de São Paulo).
EMAIL cesar@cesarneto.com