I M P R E N S A

Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.

EDITOR

Desde 1992, a coluna do jornalista Cesar Neto tornou-se referência na política e uma via de liberdade entre comunicação, sociedade e instituições.

PENSAMENTOS

Momento político brasileiro parece ter sido projetado por pensamentos da Grécia antiga: “a bordo de uma nau, o capitão é maior e mais forte do …

DE

… que qualquer membro da tripulação, mas meio surdo e cego, além de limitado na profissão de marinheiro. Os tripulantes vivem brigando sobre …

MODELOS

… formas de navegar o barco, cada um achando que poderia estar no leme; mas nunca aprenderam habilidades da arte da navegação, até porque …

GREGOS

… ninguém os ensinou e por isso não estudaram. Dizem que a arte não pode ser ensinada e estão prontos pra assassinar quem disser o contrário …

PARECEM

… Passam todo o tempo aborrecendo o capitão, querendo o comando. Se uma facção tem mais sucesso que outra, os rivais podem matar e jogar …

ANTEVER

… seus membros ao mar, além de drogar o capitão pra tomar o controle e apossar-se do que está a bordo, transformando a viagem num cruzeiro …

ATUAL

… de bêbados. Admiram a quem souber como ajudar a controlar o capitão pela força ou pela fraude. Elogiam suas capacidades de marinheiro, de …

‘DEMOCRACIA’

… navegante e conhecedor do mar, condenando os demais como inúteis. Não têm ideia que um verdadeiro navegador deve estudar as questões …

NA

… apropriadas ao trabalho, caso queira ter verdadeiro controle de um navio. Acham que é impossível adquirir habilidade necessária pra tal controle …

‘REPÚBLICA’

… e que não existe a arte da navegação. Com tudo isso acontecendo, não estarão tais marinheiros e demais pessoas a bordo predispostos a julgar …

BRASILEIRA

… o verdadeiro navegador como um falastrão ou um visionário inútil pra todos eles ? (Platão – A República – página 282). Identificou quem é quem ?

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com

_____________________________________________________________________________________