I M P R E N S A

 Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.

EDITORIAL

Publicada desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é referência na política. A missão é ser uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.  

ALGUMAS 

Esta coluna estava em gestação quando o então presidente (ex-vice do renunciante pra não sofrer ‘impeachment’ Collor) Itamar Franco (PMDB) assistia o senador e seu …

HISTÓRIAS  

… ex-ministro (Fazenda) Fernando Henrique Cardoso (PSDB) literalmente tomar pra sí os louros do plano econômico (moeda) Real, credenciando-se e faturando (já no 1º …   

DOS 

… turno), repetindo o feito – também contra o agora ex-presiente Lula (PT) – em 1998. Vale lembrar o que disse Itamar, pouco antes de falecer em julho de 2011: “Rubens …

20

… Ricúpero ministro (Fazenda) foi o principal sacerdote do Plano Real e depois o Ciro Gomes. De repente, até parece que foi o ‘doutor’ Fernando Henrique quem assinou … 

ANOS 

… medida provisória do Real. Mas, ele deixou o governo em março e o Real começou a ser implantado em julho de 1994. Constitucionalmente eu não podia ter deixado ele …

 

DO

… assinar seu nome nas cédulas (propaganda eleitoral antecipada). Ele entende tanto de Economia quanto eu (quase nada)”. E pra não dizerem que aqui só se foca um lado …

PLANO 

… das questões, lembremos o que dizia o PT, que a partir de 2003 – com Lula – surfou na onda do crescimento via Real. Mantega, atual ministro (Fazenda) de Dilma: “além de …

DA 

… ser ineficiente – estratégia neoliberal de combate à inflação – é burra e perversa”. Gilberto Carvalho, secretário da Presidência desde Lula: “é um golpe viciado que as …  

MOEDA

… elites aplicam”. Ex-senador e novo Chefe da Casa Civil de Dilma, Aloisio Mercadante: “Não vai superar a crise brasileira. O PT não aderiu por discordar com a inspiração … 

REAL   

… neoliberal que a inspira”. Em tempo: Lula comparou o Real a um relógio ‘Rolex’ paraguaio e os 100 Reais da época valem hoje apenas 22 Reais. Caíram na Real ?

EDITOR

O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. Está dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas Políticos (SP).

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com