I M P R E N S A
.
Em São Paulo: jornal “O DIA”

.

C Â M A R A  ( S P )

Em 2017 o maior e mais importante Parlamento Legislativo municipal do Brasil não cumpriu o papel de vigiar, cobrar e modificar projetos do Poder Executivo paulistano. Nem a tentativa de ressuscitar o centrão deu à quase totalidade dos 55 vereadores a condição de independentes.

P R E F E I T U R A  ( S P )

Em 2017 o prefeito [eleito de forma inédita em 1º turno] João Doria (PSDB) passou dos céus pros infernos políticos ao se lançar Presidenciável e confiar demais nas lógicas dos mercados, em ‘conselheiros’ que elogiam o tempo todo e nas virtualidades impulsionadas pelas redes sociais.

A S S E M B L E I A  ( S P )

Em 2017 o maior e mais importante Parlamento Legislativo estadual do Brasil mais uma vez não cumpriu o papel de vigiar, cobrar e modificar os projetos do Poder Executivo paulista. Dos 94 deputados, poucos são os que conseguem exercer seu mandato por fora do ‘tudo dominado’.

G O V E R N O  ( S P )

Em 2017 Alckmin faturou o comando nacional do PSDB e a candidatura [2ª vez] à Presidência. Já o vice França [dono do PSB paulista] com 30 quilos a menos assume em abril de 2018 o mais rico e mais populoso Estado brasileiro. França já tá em campanha por sua reeleição em 2018.

C O N G R E S S O

Em 2017 ficou ainda mais claro que tanto senadores [3  por Estado que representam cada unidade da Federação] como deputados federais [513  que representam a população de cada Estado] que votam mais por interesses partidários do que pelos entes da União republicana.

PREVENT  SENIOR

Em 2018, Prevent Senior vai seguir sendo o primeiro, único e melhor plano de saúde pensado para adultos+ (com medicina diagnóstica e a rede de hospitais Sancta Maggiori). Ligue 0800 77 22 400 ou (11) 5070-0900 ou www.preventsenior.com.br

P R E S I D Ê N C I A

Em 2017 o “nenhum Poder pode tudo” foi assassinado pelo Judiciário [Supremo], que além de legislar faz mais política que partido político; pelo Executivo, com Temer usando dinheiro público e cargos pra não ser ‘impedido’ e pelos Legislativos [Congresso] vendendo muitos votos.

J U S T I Ç A S

Em 2017 a 1ª mulher a comandar a PGR [Raquel Dodge] entrou com ADIN no Supremo contra decreto Presidencial [Temer – PDMB], o mesmo que indicou-a ao cargo, pelo Indulto de Natal que pode tirar das prisões condenados [via Lava-Jato] com apenas 20% das penas cumpridas.

P A R T I D O S

Em 2017, os [ainda] 35 partidos políticos [inclusive os que não tem deputados federais e senadores] brasileiros seguiram conversando e negociando pra que a ‘reforma’ partidária aprovada pelos seus representantes no Congresso Nacional não acabem [legal ou financeiramente] …

P O L Í T I C O S

… com pelo menos 20 deles após as eleições de 2018. A partir de 2020 acabam as coligações nas eleições proporcionais [por exemplo prefeitos e vereadores nas 645 cidades paulistas]. Donos e sócios majoritários sobreviverão com fusões e incorporações ? E seus interesses e vaidades ?

H I S T Ó R I A S

Em 2017 chegaram centenas de mensagens [Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo], além do meios jornalísticos, editoriais, acadêmicos e partidários, felicitando pelos 25 anos de publicação desta coluna diária de política. Agradeço muito, porque ela é minha missão jornalística.

E D I T O R

O jornalista Cesar Neto assina esta coluna diária de política desde 1992. Ela tornou-se referência na imprensa e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo. Na Internet desde 1996, www.cesarneto.com é um dos pioneiros no Brasil.

C O R R E S P O N D Ê N C I A

EMAIL  cesar.neto@mais.com