IMPRENSA
Em São Paulo: jornal “O DIA”
.
Meus agradecimentos ao vereador Jair Tatto (PT), irmão do ex-presidente Arselino e aos colegas vereadores que assinaram Voto de Júbilo aos 25 anos desta coluna diária de política. Em 1996 recebemos a Medalha Anchieta de Faria Lima e agora será Salva de Prata de Rute Costa (PSD).
P R E F E I T U R A ( S P )
Mais jovem prefeito da história paulistana, Bruno Covas (PSDB) passa pela maior prova de fogo pra quem assumiu há quase 2 meses. Nunca antes houve tanto prejuízo pra toda administração pelas ações de paralisações-monstro dos transportadores, em especial via caminhão.
A S S E M B L E I A ( S P )
Quem pode falar e dizer sobre a importância social dos transportes terrestres no Estado de São Paulo é o deputado Edmir Chedid (DEM). É que a maioria dos ‘busões’ também é movida a diesel. Além de ser veterano e ‘profissa’, a família comanda várias empresas de ônibus.
G O V E R N O ( S P )
Na boa, ou na pior, França vai impondo seu estilo de falar, dizer e comunicar, que além de coisas bem diferentes são complementares. Vai respondendo às perguntas sobre o que fez e fará, com relação a paralisação via entidades de patrões, empregados e autônomos via caminhão.
C O N G R E S S O
Uma situação de praticamente desgoverno era tudo que muitos dos senadores e deputados federais precisavam pra tornar prisioneiro de vez, até 31 de dezembro, o governo Temer. E não só os do PT, da ‘impedida’ Dilma, como também os que mandam nos Ministérios que dominam.
P R E S I D Ê N C I A
Nem Jesus teria como salvar Temer (MDB) das iras populares e dos governadores que não querem pagar a conta do óleo diesel via diminuição das arrecadações dos ICMS. E já que deu certo a chantagem do locaute no setor dos transportes via caminhão, vem aí petroleiros etc …
J U S T I Ç A S
Será que Moraes e seus colegas (Supremo) vão esperar por vídeos [do tipo que rolou via entidades de transportes via caminhões] de criminosos travestidos de lideranças sociais e políticas, pra usarem forças policiais estaduais até federais pra inibir ou reprimir delitos continuados ?
P A R T I D O S
Não deu outra. Conforme antecipamos desde o final de 2017, pelo menos 10 das maiores legendas são as mais as mais beneficiadas pela reforma partidária, com relação ao dinheiro pros donos e sócios preferenciais. Quanto ao ‘arrependido’ delator da OAS, vai jogar ‘farofa’ …
P O L Í T I C O S
… na sua delação, vai ‘jogar detritos fecais no ventilador’ de pelo menos 5 legendas, pra ter suas penas diminuídas e talvez cumpri-las em prisão domiciliar que o da Odebrecht já cumpre. E a Petrobras ? Desde os ‘parentes’ ao Parente vai perdendo seus valores …
B R A S I L E I R O S
… Quem também segue perdendo ainda mais os valores que já teve no mercado político é o PT. O ‘lançamento’ do que seria uma 6ª candidatura Presidencial de Lula não partiu. Ainda que partisse, o ‘caminhão de Lula’ não teria ‘combustível’ suficiente pra passar no ‘pedágio’ do TSE.
H I S T Ó R I A S
Assim como no jovem Brasil [Presidencialista], a milenar e ‘anarquista’ Itália [Parlamentarista] segue desgovernada. Aqui, o governo tem cedido às chantagem do Congresso e de lobistas setoriais. Lá, pela falta de maioria mínima de uma base governista pra sustentar um governo. ‘Cosas nostras’.
E D I T O R
O jornalista Cesar Neto assina esta coluna diária de política desde 1993. Ela tornou-se referência na imprensa e uma via da liberdade possível. Está dirigente na Associação “Cronistas de Política de São Paulo”. Na Internet desde 1996, www.cesarneto.com foi um dos pioneiros no Brasil.
CORRESPONDÊNCIA
cesar.neto@mais,com