I M P R E N S A

Em São Paulo: jornal “O Dia”

PSDB

FHC desceu do ‘olimpo’ e juntou-se ao governador (SP) Alckmin no apoio à Doria pra prefeitura paulistana. Com o senador Serra, apoiava Matarazzo (ex-PSDB no PSD de Kassab); hoje vice de Marta (ex-PT no PMDB).

PRB

Mesmo que perca a eleição pra prefeitura paulistana, o deputado federal Russomanno entra  pro ‘panteão’ dos pré-candidatos ao governo (SP) ou – caso o senador Crivella vença no Rio – pra vice-presidência da República.

PMDB

A ‘nova’ senadora Marta – candidata pela 4ª vez à prefeitura paulistana, agora pelo PMDB – vem perdendo os votos femininos, por não passar no teste ‘repaginação’ nos modos, ironias, falas e ‘expressões’ faciais.

PT

Perguntas: apelar pra uma possível votação puxadora de votos – via ex-senador Suplicy que foi vereador no final dos anos 1980 – pra Câmara paulistana é como ‘assinar recibo’ de que faltarão votos pros atuais vereadores ?

DEBATE

Fechando os debates na tv, que tradicionalmente começam pela tv Bandeirantes, o debate na Globo tende a servir – dependendo das lógicas das perguntas – como um agregador dos que se deixam influenciar pra …

 

NA

… ‘carimbar os passaportes’ de candidaturas pro 2º turno. Se o ‘bicho estiver pegando’ – por conta da possível nova subida de Haddad – pra Russomanno (PRB) e Marta (ex-PT no PMDB), a forma como ambos …

TV

… se saírem pode ser fatal até o dia da eleição, domingo, 2 de outubro. Embora a maior rede do Brasil não recuse o dinheiro de propaganda que Doria (PSDB) possa somar ao que o governador Alckmin (PSDB) …

GLOBO

… já destina pra família Marinho, não parece que ele já seja o preferido, uma vez que o presidente Temer (PMDB) pode somar o que já destina em propaganda ao que Marta – eleita – poderá destinar também.

HISTÓRIAS  

O falecido estilista Clodovil, deputado federal (anos 2000 – PTC / PR), dizia em seus programas: “as lentes da tv são lentes da verdade”. Em debates, olhos, falas e posturas derrubam até os ‘profissas’ na política.

EDITOR

O jornalista Cesar Neto vem publicando esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via da liberdade possível. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política (SP).

cesar.neto@mais.com