I M P R E N S A
.
Em São Paulo: jornal O DIA
.
C Â M A R A ( S P )
.
Não se trata de um ‘bloquinho’ de vereadores – em tese governistas – que querem mudar a aprovação da atual LDO, projetos importantes do Executivo e até parte do orçamento 2018. Trata-se de parlamentares que, suprapartidários, votam pelo interesse dos eleitores-contribuintes.

.

P R E F E I T U R A  ( S P )

João Doria tem todo direito de tomar posições – pró, contra ou de observador até que a Câmara Federal vote se o Presidente Temer (PMDB) pode se tornar réu no Supremo – quanto ao PSDB ficar ou não nos Ministérios do governo federal. Afinal, é ele que terá bônus ou ônus em 2018.

A S S E M B L E I A  ( S P )

Ex-deputado Simão Pedro (PT) já está em campanha pra voltar a ser deputado na maior e mais importante parlamento estadual brasileiro. Ele foi um dos mais importantes coordenadores na campanha (2012) e importante Secretário na prefeitura paulistana de Haddad (2013 – 2016).

G O V E R N O  ( S P )

A saída – atirando – do PSB do governo Temer (PMDB) e a ficada, por enquanto, do PSDB, não interferiu em nada a relação de Alckmin, candidato Presidencial em 2018 com o vice-governador França. Ambos tão acima das questões partidárias, prevalecendo lógicas da aliança paulista.

C O N G R E S S O

Ao dizer que Temer não tem mais credibilidade, Renan (Alagoas) – ex-presidente do Senado e agora retirado da liderança do PMDB – ‘assinou’ sem dúvida um ‘recibo’ de que jogou o tempo todo pra que Dilma (ex-PDT no PT) se safasse do Impedimento pra se tornar ainda mais refém.

 

P R E S I D Ê N C I A

Temer (PMDB) achou ótimo o ministro Fachin – relator do caso em que os irmãos JBS levaram a ‘vaca’ de Temer pro ‘brejo’ – ter enviado já o caso dos ‘grampos’ à Câmara Federal. Foi dada a partida pro ‘dando que se recebe’ que governistas de Dilma (ex-PDT no PT) não emplacaram.

J U S T I Ç A S

Atuais ministros terem feito pressão pra elevar de 70 pra 75 anos a data da aposentadoria compulsória e as auto-demissões de Ellen Grace e de Joaquim Barbosa, ambos com pouco mais de 60 anos, também foram o ‘tijolo’ e o ‘cimento’ pra ‘edificar’ a política partidária no Supremo.

P A R T I D O S

Conforme antecipado há 2 meses, os senadores Alvaro Dias (ex-PV) e Romário (ex-PSB) filiaram-se ao Podemos (ex-PTN). A deputada federal Renata Abreu comemorará – em convenção nacional dia 2 de julho (Câmara paulistana) – talvez anunciando a filiação de colegas.

H I S T Ó R I A S

Depois da eleição da 1ª mulher a se tornar Presidente da República – Dilma (ex-PDT no PT) ‘impedida’ pelo Senado já reeleita em 2016 – agora foi nomeada pelo Presidente Temer (PMDB)  a 1ª mulher Procuradora Geral da Repúblic. Trata-se Raquel Elias Dodge, que assume em setembro.

E D I T O R

O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis e uma via também entre comunicações, sociedade e instituições. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo (Brasil).

cesar.neto@mais.com