I M P R E N S A

Em São Pualo, publicada no jornal O DIA.

EDITORIAL

Publicada desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é referência na política. A missão é ser uma via de liberdade possível entre comunicação, sociedade e instituições.

ALGUMAS

Por que tanto o presidente Jânio Quadros, até a ‘renúncia’ em 1961, como o vice e sucessor ‘Jango’, fizeram questão de adotar políticas de aproximação …

PERGUNTAS

… com governos comunistas ou socialistas, sendo que muitos pregavam luta armada pela tomada do poder e instalação de  ditaduras de esquerda ?

SOBRE

… Por que a maioria da população brasileira, em especial o que era a classe média, pediu e apoiou os militares (3 Forças Amadas) na tomada do poder …

AS

… (31 de março a 2 de abril de 1964) ? Por que a maioria da igreja católica apoiou os militares ? Por que a maioria do empresariado, inclusive dos meios …

HISTÓRIAS

… de comunicação, apoiou os militares ? Por que a maioria dos dirigentes dos partidos políticos de centro-direita – extintos em 1965 –  dando lugar …

 

DA

… a ARENA (situação) e MDB (oposição) – apoiou o militares ? Por que a maioria dos ideólogos das direitas, que assim como as esquerdas viraram ‘museu’, …

HISTÓRIA

… apoiou os militares ? Por que praças da Marinha (1ª força armada da história do Brasil) entraram em greve, sabendo que seriam punidos, ainda que …

DA  

… fosse dada uma anistia política ? Por que os governadores dos maiores Estados brasileiros, Adhemar de Barros (São Paulo) e Magalhães Pinto (Minas), …

NAÇÃO

… apoiaram os militares ? Por fim, por que o paulista Ulysses Guimarães e o mineiro Tancredo Neves nunca foram perseguidos, nem tiveram que se exilar ?

BRASILEIRA

… Em tempo: aos 95 de idade, mora em São Paulo um homem que tem muito a dizer sobre os governos militares (até 1985). Trata-se do general Luiz Faro.

EDITOR

O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. Está dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas Políticos (SP).

CORRESPONDÊNCIA

cesar.neto@mais.com