I M P R E N S A

Em São Paulo: jornal “O DIA”

C Â M A R A

Vereadores paulistanos confirmados líderes das bancadas pra 2017: PT – Antonio Donato; PSD- Police Neto; PR – Toninho Paiva; PRB – Atílio Francisco; PSB – Camilo Cristófaro; PV – Reginaldo Trípoli; PMDB – George Hato; PHS – Zé Turin; PTN – Milton Ferreira; PSC – Gilberto Nascimento Jr.; PPS – Claudio Fonseca; PP – Conte Lopes; PROS – Ricardo Teixeira e Novo – Janaina Lima …   

P A U L I S T A N A  

… Quem comemorou no dia de ontem o aniversário de 34 anos de idade foi o professor de Direito (Eleitoral e Penal) Acacio Miranda da Silva Filho, chefea de gabinete do vereador Eduardo Tuma (PSDB), agora 1º vice presidente da Mesa Diretora pra 2017. Em tempo: Acacio pode ser o indicado pra chefiar o gabinete da Prefeitura Regional de Sano Amaro (Zona Sul de São Paulo).    

A S S E M B L E I A  ( S P )

Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu por 90 dias os efeitos da liminar (ação direta de inconstitucionalidade) que impede tanto os novos (tomaram posse dia 1º de janeiro no lugar dos que se elegeram prefeitos) como os antigos nomearem quem vai trabalhar com eles em cargos de comissão. Em tempo: quem propôs a ADI foi o Ministério Público, questionando as leis complementares que e resoluções, votadas em plenário desde 1993. Caso o órgão especial do TJ-SP decidir o mérito em favor do MP, os deputados terão que demitir os nomeados. A ALESP, através da sua competente Procuradoria, vai preparar e entrar com a defesa, enquanto os 94 parlamentares preparam nova legislação que tire a Casa desta condição de incerteza.  

P R E S I D Ê N C I A 

Michel Temer (PMDB) vai escolher o nome de quem vai ser ‘sabatinado’ no Senado pra ser aprovado enquanto novo ministro no Supremo Tribunal Federal, devido a morte de Teori Zavascki, que estava num avião de pequeno porte que saiu do Campo de Marte (São Paulo – SP) e caiu na região de Parati (Estado do Rio de Janeiro). Em tempo: Temer é citado por ‘arrependidos’ que tão entregando até a mãe na Operação Lava-Jato, cujo juiz federal Sérgio Moro tem condenado gregos e troianos. 

 

J U S T I Ç A 

Até que role todo o processo pra que o indicado assuma o cargo, já começou uma guerra entre o PMDB e alguns dos partidos aliados, em especial o PSDB, até porque foram os tucanos que patrocinaram todas as ações – inclusive jurídicas – pelo ‘impedimento’ da presidente Dilma Rousseff (ex-PDT no PT de Lula). Como ambos partidos tem seus dirigentes maiores citados nas delações (colaborações premiadas via Odebrecht e demais construtoras), o indicado pode alterar o roteiro deste filme de terror. Quanto a possibilidade de ter sido ‘encomenda’ a queda do avião, ninguém se atreve por enquanto a afirmar nada, uma vez que haverá perícia no aparelho.     

P A R T I D O S 

O PRB, do presidente Marcos Pereira (ministro da Indústria e Comércio de Temer) deve passar a apostar muito na juventude de gente como Luiz Augusto de Souza Ferreira (Guto), referência na área do empreendedorismo em São Paulo e no Brasil. É a diversificação do partido no sentido de que a política seja representada pelo maior número de políticos não ligados à igreja Universal. Em tempo: a IURD tá completando 40 anos da fundação por Edir Macedo. 

H I S T Ó R I A S 

A posse, hoje, de Donald Trump (Partido Republicano) na Presidência dos Estados Unidos da América, é a vitória de tudo o que não se deve fazer na política, em especial numa democracia na qual os controladores dos partidos praticamente impõem comportamentos que o cara que inicialmente era motivo de piada jamais cumpriu. Derrotou seus correligionários e principalmente a eleição de quem seria a 1ª mulher Presidente – Hilary Clinton (Partido Democrata), apoiada pelo 1º preto a presidir aquele país. Com Trump, nasce uma nova escola populista.   

E D I T O R 

O jornalista Cesar Neto publica esta coluna diária desde 1992. Ela foi se tornando referência na política e uma via das liberdades possíveis. Ele está dirigente na Associação Paulista de Imprensa e Associação dos Cronistas de Política (São Paulo).  

+++++++++++++++++++++++++++++++

cesar.neto @ mais.com