I M P R E N S A
Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.
 
EDITORIAL
Desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto é uma via de liberdade possível entre comuncação, sociedade e instituições.
 
IMPORTÂNCIA
Qual a importância eleitoral dos vices de Dilma (PT), Aécio (PSDB) e Marina (Rede no PSB) ? E em relação a Alckmin (PSDB), Skaf (PMDB) e Padilha (PT) ? … 
 
DOS
… Refém da ‘confederação’ dos PMDB(s), Dilma não tem no ‘olimpiano’ Temer alguém que agregue votos populares. Parte da rejeição da candidata de Lula …   
 
VICES
… no Sudeste e Sul também tem a ver com isso. Marina, que não tava agregando nada ao agora morto Campos (PSB), não tem sofrido desagregações … 
 
NAS
… com a inversão de ter o PSB do deputado federal gaúcho Albuquerque como vice do seu Rede. Aécio é quem mais sofre da não agregação do vice … 
 
CANDIDATURAS
… O senador (SP) Aloysio, porque representa um ‘déjà vu’ repaginado da política ‘café-com-leite’ do Século 20. Além disso, não agrega tempo de tv, … 
 
PRA
… que teria se na vice estivesse ou o DEM (ex-PFL) ou o PPS. Só agora Aécio começa a subir nas intenções de votos no Nordeste e até em São Paulo …   
 
 
 
PRESIDÊNCIA
… Quanto aos candidatos a governador, Alckmin (PSDB) ‘acertou’ ao descartar como vice o ex-prefeito paulistano Kassab (refundador e dono do PSD), …  
 
PRA
… impondo o PSB (do então vivo Campos) sobre o tradicional parceiro DEM (ex-PFL). Fez Marina, agora candidata (Rede), ‘abraçar’ via Márcio França  … 
 
GOVERNADORIA
… ‘Novidade’ do PMDB, embora tenha sido candidato em 2010 pelo PSB, Skaf não tem como esperar que o ex-presidente da OAB – Batochio – agregue …  
 
DE
… votos, pelo PDT, por estar longe há muito tempo da política partidária (ex-deputado federal). Finalmente, o mais prejudicado é Padilha (PT), que … 
 
SÃO  PAULO
… além de ter perdido o tempo de tv que Maluf chegou a levar (via PP), tem na vice o sindicalista Nivaldo Santana (PC do B). Não tem agregado nada.  
 
HISTÓRIAS
Entre os vices que ‘viraram’, destaque pra Jango (de Jânio em 1961), Itamar (de Collor em 1992) e Kassab (de Serra na prefeitura paulistana em 2006).                           
 
EDITOR
O jornalista Cesar Neto dirigiu o Comitê de Imprensa na prefeitura paulistana. É dirigente nas Associações: Paulista de de Imprensa e dos Cronistas Políticos (SP).
 
___________________
cesar.neto@mais.com