I M P R E N S A
.
Em São Paulo : jornal O DIA 
.
H I S T Ó R I A S

.

Agora que Collor – atual senador (no PTC seu ex-PRN) por Alagoas – e Dilma (ex-PDT no PT de Lula) são histórias do Brasil enquanto os primeiros 2 ‘impedidos’ durante o mandato da Presidência (1992 e 2016), vale projetar um pouco da história de Temer (sempre PMDB). Dependendo das próximas denúncias, …

P O L Í T I C A S

… pode vir a perder o frágil ‘apoio’ congressual que ainda tem, uma vez que se trata do 1º a ser formalmente denunciado por corrupções enquanto ocupante do cargo. Comecemos com a renúncia de Jânio Quadros (1961), porque o Brasil só voltou a ter eleições diretas pra Presidência em 1989, após a promulgação …

B R A S I L E I R A S

… via Congresso da Constituição (1988). Os governos militares (1964 – 1985) foram sucedidos por José Ribamar, ou ‘Sarney’ (ex-ARENA que virou PFL e sem o qual Tancredo – então PMDB – não ganharia de Maluf (PDS hoje PP), caso a ‘justiça eleitoral’ não tivesse acabado com a fidelidade partidária da época …

N O S

… Eleito, o então ex-governador de Alagoas e mais jovem político a chegar ao cargo, antecipou em quase 30 anos o que rolou agora com Macron (zebra na eleição francesa – eleito por um pequeno partido dito de centro). A diferença é que Macron veio do meio financeiro, não precisando de um PC Farias pra …

A N O S

… ‘operar’ como em 1989. Com Dilma, eleita e reeleita por Lula, a diferença é que não perdeu os direitos políticos. Em 1992, quando esta coluna diária de política estava ‘nascendo’, Collor caiu na tolice de crer que CPIs não davam e não dariam nada. Afinal,  as 439 nunca serviram de base pra indiciamentos  …

 

80 / 90

… como no caso PC Farias (na época sem buscar malas como o Rocha que segundo o denunciante que não tem nada de herói – Joesley da JBS – ‘operava’ pra Temer). Em tempo:  o mesmo ‘colaborador’ dos roubos pra poder seguir livre, leve e por enquanto solto nos EUA, faz – assim como os Odebrecht da vida – denúncias …

D O

… de dinheiro de corrupções pra dupla Lula-Dilma. No caso Collor, quando nem existia a figura jurídica da ‘colaboração premiada’, o delator foi nada mais nada menos que o irmão – Pedro – de Collor. O Supremo de então, já com a presença do primo de Collor, Marco Aurélio (relator pra que Aécio – PSDB – voltasse pro …

S É C U L O

… mandato; também acusado e ‘grampeado’ como Temer de pedir e receber dinheiro por fora via Joesley e o mano ‘safadão’ da JBS). No dia 29 de setembro a Câmara Federal votou – 441 dos 513 votos contra 36 (nº da legenda do PRN hoje PTC) – pelo ‘impedimento’. Renunciante, assume o vice Itamar (de volta ao PMDB) …

2 0

… Daí surgiu FHC (ministro do ‘plano Real’ – ganhando eleição de 1994 e reeleição em 1998 em 1º turno contra Lula / PT). Collor ficou por 2 anos e quase 7 meses. PC Farias, sem marqueteiros ou ‘sócios’ tipo Odebrecht ou JBS, teria movimentado cerca de 1 bilhão de dólares. Collor perdeu os direitos políticos até 2002.

E D I T O R

O jornalista CESAR NETO vem publicando esta coluna diária de política desde 1992. Ela foi se tornando referência e uma via das liberdades possíveis entre a comunicação, a sociedade e as instituições. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo (BR), entidade que tá completando 70 anos.

cesar.neto@mais.com